domingo, 15 de maio de 2011

Cometas, uma ameaça?

         Cometas, estrelas, o espaço em si, sempre são assuntos que despertam o interesse e curiosidade das pessoas, devido a isso,  falaremos agora sobre o cometa Halley e se há possibilidade de uma dessas grandes massas rochosas, que são os cometas, colidirem com a Terra.
      Em 1986, um fato importante ocorreu, a humanidade tinha apenas 28 anos de era espacial e uma frota de espaçonaves foi enviada ao espaço para observar o Cometa Halley que passaria próximo a Terra. Este cometa é  conhecido desde antes de Cristo, já que o mesmo tem uma periodicidade de 76 anos. Desde aquela época ele é vísivel na atmosfera da Terra, ou seja, a cada 76anos ele passa próximo a órbita terrestre e é possível observá-lo, sendo essa periodicidade descoberta por Edmond Halley em 1696, daí o nome Halley.

Esta imagem do Cometa Halley foi obtida durante a sua aparição de 1986. Foram usados melhoramentos digitais em cor falsa para permitir as medidas de pequenas diferenças no brilho.


        Agora já imaginou se um desses corpos rochosos colidisse com a Terra?  Com certeza isso já passou pela sua cabeça, ainda mais que sempre tem um filme Hollywoodiano com esse tema. Quem é que nunca assistiu Armagedon (1998) e pensou naqueles asteroides atingindo a Terra?  Se não assistiu, veja o trailler abaixo e vá direto para uma locadora. Vale a pena.




        Mas nem tudo é ficção... Basta olharmos o grande número de crateras com quilômetros de diâmetro, resultado da colisão de asteróides e cometas, que encontramos na superfície da Terra para termos noção das possíveis catástrofes que essas colisões podem causar num futuro.

       Cratera de 200m de profundidade e 1250m de diâmetro causada pela colisão de um meteorito de 40m de diametro no deserto do Arizona, há cerca de 50.000 anos.
 
      Acredita-se, por exemplo, que a extinção dos dinossauros foi em decorrência dacolisão com a Terra de um asteróide de aproximadamente 10 km de diâmetro. Esse asteróide provavelmente caiu na região do golfo do México a 65 milhões de anos e em sua queda levantou uma nuvem de poeira tão grande que se espalhou por toda a atmosfera e ficou suspensa durante séculos, mudando o clima do planeta e diminuindo sensivelmente a vegetação existente, levando gradativamente os dinossauros à extinção.
       Mas, e aí, Pode acontecer novamente de Um asteroide colidir com a  Terra e a vida acabar?
 
      É dificil, mas é possivel. Para um corpo colidir com a Terra é necessário que a sua órbita cruze com a órbita terrestre.

Simulação da Discovery Channel sobre a colisão de um asteroide gigante com a  Terra.

       Há cerca de 2.000 asteroides e cometas cujas orbitas cruzam a orbita da Terra. Desses apenas 200  são conhecidos e constantemente monitorados. E com toda a segurança (em boa parte oferecida pela Nasa) é possível afirmar que nenhum dos objetos conhecidos colidirá com a Terra. Pelo menos não nos proximos 100 anos.
      Mas enquanto uma colisão que acabe com a vida não ocorre vamos assistir Armagedon e esperar pelo final feliz (e por um novo post!). Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário