sexta-feira, 10 de junho de 2011

Michael Jackson

Michael Joseph Jackson era o sétimo de 9 filhos de Joseph e Katherine Jackson.
De acordo com as regras do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças sempre escapavam para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Até que um dia Joseph tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso.
Foi então que Michael começou a cantar e a dançar, com 5 anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos 11 anos como vocalista dos Jackson 5.
Michael e seus irmãos gravaram vários álbuns, o que lhes rendeu fama mundial. Com apenas 13 anos, Michael, através dos Jackson 5, havia colocado quatro canções no topo das paradas. A partir de 1973 a popularidade do grupo começou a diminuir.
Durante sua infância Michael e seus irmãos sofreram constante abuso de seu pai, que batia frequentemente nas crianças, e as aterrorizava psicologicamente.
Em 1975, os Jackson 5 saíram da Motown e assinaram contrato com a Epic e tiveram que mudar o nome para The Jacksons.
Michael começou uma carreira solo em 1971.Seu primeiro álbum solo em idade adulta, Off The Wall, causou furor entre o público e a mídia especializada.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os The Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe.
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV.
Tempos depois, MJ aceitou um convite do cineasta Steven Spielberg para narrar a história do filme E.T., O Extraterrestre (1982) em um disco. Junto com tal projeto, Michael tambem estava gravando o álbum Thriller, sendo lançado em novembro de 1982.
Thriller é atualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 110 milhões de cópias vendidas no mundo. Nos 2 anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, chegando à primeira posição entre os mais vendidos dos EUA e permanecendo na posição por 37 semanas e mais 43 no top 10, um recorde. A turnê do álbum Thriller quebrou o recorde de maior público, antes detido por Elvis Presley.
Durante a divulgação de Thriller na noite de 16 de maio de 1983, 3 mil celebridades norte-americanas lotaram um teatro em Los Angeles para assistir a uma apresentação comemorativa dos 25 anos da gravadora Motown. 50 Milhões de norte-americanos acompanharam pela TV a apresentação dos vários artistas negros, até a entrada dos Irmãos Jacksons, que vão embora e deixam Michael Jackson sozinho no palco. Ele começou a cantar "Billie Jean". De repente, MJ parou de cantar, andou até o canto esquerdo do palco e voltou deslizando de costas. Naquela noite, mais do que imortalizar o passo de dança criado e batizado décadas antes pelo dançarino Bill Bailey como "Moonwalk", Michael Jackson consagrou-se como o Rei do Pop.
O clipe Thriller foi o primeiro a ser feito em forma de “filme”.


Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de "Billie Jean", dirigido por Steve Baron.
Em 1984 Michael ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Jackson também foi um notável filantropo e humanitário, doando milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes.
Em 1985, Michael se uniu a Lionel Richie com a ideia de gravar uma canção cujos lucros seriam revertidos para reduzir os índices de mortalidade pela fome no continente africano. Lionel compôs, no piano, a melodia. Michael escreveu a letra em um único dia. O resultado eles chamaram de "We Are The World". Para gravar a canção, foram 44 celebridades da música e televisão foram convidados, incluindo Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder. O projeto arrecadou 200 milhões de dólares para a luta contra a fome na Etiópia.
No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Posteriormente o cantor ainda contraiu outra doença de pele, sendo diagnosticado com lúpus no início dos anos 1990. Essa doença também causa alteração na pele, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, deixando o indivíduo com fortes dores e mais frágil á outas doenças. Isso explicaria o uso de máscara cirúrgicas em público, e o vício em remédios contra dor.
Jackson lançou Bad em agosto de 1987, não tão grandioso quanto Thriller, mas um grande sucesso. O álbum vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante algum tempo como o segundo mais vendido da história. Bad ainda teve um recorde de 9 canções lançadas como compacto.


Em maio de 1988, Michael se mudou da residência da família para um rancho recém-adquirido no vale de Santa Ynez. A propriedade foi batizada de Neverland.
Michael foi ouvido novamente nas rádios em novembro de 1991 com a canção "Black or White", o primeiro compacto lançado do álbum Dangerous.
Em junho de 1992, Michael saiu em turnê para divulgar o álbum Dangerous e quebrou recordes de público firmados anteriormente por ele mesmo durante a Bad World Tour, em 1987 e 1988.
Em 26 de maio de 1994, Jackson casou-se com Lisa Marie Presley. A união foi amplamente divulgada e criticada pela imprensa, que especulava sobre a conveniência do casamento, realizado meses depois do término das investigações criminais contra o astro. O matrimônio durou 2 anos.
Em novembro de 1996, o astro se casou com a enfermeira dermatologista Debbie Rowe, com quem teve dois filhos. O primeiro, Michael Joseph Jackson Jr., nasceu naquele ano. No ano seguinte, Rowe deu à luz Paris Katherine Jackson. A enfermeira abriu a mão de todos os direitos maternos e entregou a guarda das crianças a Jackson, gerando grande polêmica.
Em maio de 1997, o grupo Jackson 5 foi incluído ao Hall da Fama do Rock and Roll. Quatro anos mais tarde, em 2001, Jackson receberia a condecoração como artista solo.
Jackson teve seu terceiro filho, Prince Michael Jackson II (Blanket) em 2002. A mãe da criança se mantém anônima. Jackson revelou que a criança era resultado de inseminação artificial. Em novembro do mesmo ano, durante sua estadia em Berlim, Jackson apareceu na janela da varanda do quarto de hotel com seu filho recém-nascido. O cantor surpreendeu a todos quando pôs seu filho com um pano no rosto para fora da janela durante 3 segundos. Supostamente, ele fizera isto para mostrar seu filho aos fãs que se encontravam à entrada do hotel, que teriam pedido que ele o mostrasse. Este ato provocou severas críticas.
Michael recebeu, em 2006, oito Guinness World Records. Em novembro do mesmo ano, Michael recebeu o Diamond Award, dado a artistas que venderam mais de 100 milhões de discos. Durante a premiação, Jackson também recebeu o 9º certificado do Guinness da semana, dado em razão das 104 (na época) milhões de cópias vendidas do álbum Thriller. Este mesmo álbum tambem recebeu um prêmio como o mundialmente mais vendido de todos os tempos - quinze Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente.
Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame.
Em 13 de julho de 2009 teria início uma série de 50 concertos, nomeado This Is It, na O2 Arena, em Londres.
Porém, os concertos não puderam ocorrer pois em 25 de junho de 2009, Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca. O cantor foi socorrido em sua casa, mas como se encontrava em estado de coma profundo, foi levado ao hospital. Sua morte foi atribuída a uma overdose de fármacos que MJ tinha tomado nas horas anteriores para dormir, e administrados pelo seu médico pessoal Dr. Conrad Murray. O último a ser administrado foi o anestésico Propofol, sendo que 10 minutos mais tarde o Rei da Pop estava em paragem cardio-respiratória.
O adeus a Michael Jackson foi no dia 7 de julho de 2009. Primeiro o corpo foi velado em cerimônia privada, somente para familiares e amigos íntimos. Logo em seguida o corpo foi levado para um ato público no Staples Center, onde 17.500 pessoas acompanharam o tributo. Emissoras do mundo todo transmitiram o evento ao vivo.

No Brasil

Michael esteve 3 vezes no Brasil. A primeira foi em setembro de 1974, quando se apresentou, aos 16 anos, com os irmãos no então grupo Jackson 5, durante uma turnê pela América Latina.
A segunda vez foi em outubro de 1993. Na ocasião Michael fez dois shows com os ingressos esgotados no Estádio do Morumbi, pela Dangerous World Tour. O cantor já conhecido como o "rei do pop".
Na sua última passagem pelo Brasil, Michael gravou o clipe da canção "They Don't Care About Us", em Salvador, onde convocou a banda afro Olodum para tocar percussão pelas ruas do Pelourinho, e na Favela Dona Marta na cidade do Rio de Janeiro. No RJ, antes de gravar o clipe, a equipe do cantor teve que pedir autorização ao traficante Marcinho VP. Na época, a autorização dada pelo traficante causou mal-estar. Michael caminhou livremente pelos becos, sempre acompanhado por 60 homens - que teriam sido selecionados pelo tráfico. Outra situação desconfortável foi o fato de autoridades da época não quererem que o vídeo fosse gravado, temendo que ele denunciasse a pobreza do local e mostrasse as falhas do governo.
Uma estátua de bronze de Michael Jackson foi erguida no mesmo local onde o cantor gravou cenas do videoclipe um ano após sua morte. A laje também ganhou um mosaico do cantor feito pelo artista plástico Romero Britto. O espaço que antes já era chamado de "Laje Michael Jackson", recebeu o nome do cantor oficialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário