terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasil e fatos da política de 1980.

   Os anos oitentas foram marcados por uma intensa participação popular. Era a retomada das grandes manifestações de massa. Multidões ganharam as ruas após muitos anos de silêncio e de repressão aos movimentos sociais, advindos da ditadura militar. 

Imagens da época da Ditadura Militar brasileira.

   No início da década, houve inúmeras greves, a mais famosa, a greve dos metalúrgicos do ABC, deu origem ao partido do PT em 1980. No ano seguinte, em 1981 um episódio ajudou a marcar a decadência do regime militar no Brasil, o atentado do Riocentro , que foi uma tentativa de setores mais radicais do governo de convencer setores mais moderados do governo de que era necessária uma nova onda de repressão para parar com a lenta abertura política que estava em andamento, por fim não deu certo, e quatro anos depois ocorre o restabelecimento da democracia, com a promulgação da Consituição Brasileira (em vigor até hoje), em 1988.
Manifestação dos metalúrgicos do ABC. Lula ao centro.

   Outro movimento de muita expressividade foi o das Diretas Já, que tomou conta do Brasil. Em que  multidões, inclusive artistas e músicos,  foram às ruas pedir eleições diretas para presidente da República, tendo inclusive a aliança de inimigos políticos, como Lula e Montoro,  em prol da democracia. 
Na política houve um grande acontecimento encerrando a década, a primeira eleição direta para presidente da Republica após de mais de 20 anos de opressão. Mesmo que quem venceu a eleição não tenha convencido.

Manifestação das Direitas Já,.


   Esta foi uma década onde a nação brasileira viu renascer a democracia no solo brasileiro pelas mãos de seu povo. Foram anos marcados por muita esperança por um lado e por muita descrença do outro. Mas, se a política comemorava a volta da democracia, a economia anunciava tempos difíceis. Naqueles anos, o país se debateria contra uma inflação crescente e, ao que parecia, invencível, com um recorde de recorde 484,05%. Os índices econômicos positivos conquistados em períodos anteriores ficariam, quando muito, estacionários. Foram tempos difíceis, em que se avançou bem pouco economicamente. Os brasileiros estavam naquela que viria a ser chamada de “década perdida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário