terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasil e fatos da política de 1980.

   Os anos oitentas foram marcados por uma intensa participação popular. Era a retomada das grandes manifestações de massa. Multidões ganharam as ruas após muitos anos de silêncio e de repressão aos movimentos sociais, advindos da ditadura militar. 

Imagens da época da Ditadura Militar brasileira.

   No início da década, houve inúmeras greves, a mais famosa, a greve dos metalúrgicos do ABC, deu origem ao partido do PT em 1980. No ano seguinte, em 1981 um episódio ajudou a marcar a decadência do regime militar no Brasil, o atentado do Riocentro , que foi uma tentativa de setores mais radicais do governo de convencer setores mais moderados do governo de que era necessária uma nova onda de repressão para parar com a lenta abertura política que estava em andamento, por fim não deu certo, e quatro anos depois ocorre o restabelecimento da democracia, com a promulgação da Consituição Brasileira (em vigor até hoje), em 1988.
Manifestação dos metalúrgicos do ABC. Lula ao centro.

   Outro movimento de muita expressividade foi o das Diretas Já, que tomou conta do Brasil. Em que  multidões, inclusive artistas e músicos,  foram às ruas pedir eleições diretas para presidente da República, tendo inclusive a aliança de inimigos políticos, como Lula e Montoro,  em prol da democracia. 
Na política houve um grande acontecimento encerrando a década, a primeira eleição direta para presidente da Republica após de mais de 20 anos de opressão. Mesmo que quem venceu a eleição não tenha convencido.

Manifestação das Direitas Já,.


   Esta foi uma década onde a nação brasileira viu renascer a democracia no solo brasileiro pelas mãos de seu povo. Foram anos marcados por muita esperança por um lado e por muita descrença do outro. Mas, se a política comemorava a volta da democracia, a economia anunciava tempos difíceis. Naqueles anos, o país se debateria contra uma inflação crescente e, ao que parecia, invencível, com um recorde de recorde 484,05%. Os índices econômicos positivos conquistados em períodos anteriores ficariam, quando muito, estacionários. Foram tempos difíceis, em que se avançou bem pouco economicamente. Os brasileiros estavam naquela que viria a ser chamada de “década perdida”.

2 comentários:

  1. tudo que foi feito so serviu pra nosso pais ser palco de roubos enormes toda hora que se liga radio ou tv ou inves de ouvir que politicos estyao trabalhando em prol do povo estao sendo investigados ou denuciados deus nos acuda

    ResponderExcluir
  2. é, nós estamos fudidos mesmo edmar

    ResponderExcluir